Páginas

wonderful world

Hoje quero ser chata. Ou talvez apenas caminhar na contramão do orgulho humano. Estou falando da eleição das sete maravilhas do mundo. Para começar, devo dizer: nada contra os monumentos escolhidos. A beleza, a ousadia e a engenhosidade que os envolvem são admiráveis. E sou tão sensível a elas quanto qualquer ser humano. Contudo, são apenas demonstração da inteligência humana. E a inteligência, por si só, não garante a qualidade de vida no nosso planeta.
Portanto, a meu ver seria muito mais interessante que se fizesse uma eleição das maravilhas naturais, estas que gritam pela preservação. Ou, seguindo a idéia da criação do homem, as maravilhas da sabedoria humana. Seria uma forma de resgatar valores e re-valorizar legados imortais. Legados estes que permanecem entre nós, não como grandiosidades, mas como luzes que podem e devem acender as nossas próprias.
Posso pensar em vários destes legados, de maior ou menor importância, e deixo o convite: vamos relembrar o que a inteligência, aliada à sabedoria humana, nos deixou? Começo, você continua:

- a desobediência civil proposta por Mahatma Gandhi – revolução pacífica pela igualdade e fraternidade que inspirou grandes líderes como Martin Luther King e Nelson Mandela.
- o livro – uma das mais revolucionárias criações humanas, responsável pela disseminação do conhecimento, pela preservação da cultura, da história, das ciências, das artes e da literatura.

e uma escolha muito pessoal:
- a pílula anticoncepcional - pelo que representou na minha liberação sexual e, conseqüentemente, na revolução que provoquei na minha cabeça e no meu entorno.

Participando:

Endmore:
O mais belo e mais perfeito monumento de todos os tempos: a mulher.

Dora:
Eu dou meu voto para a Penicilina...E para Alexander Fleming! Que aliás, já foi detentor do Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina. Ele é um "monumento". E sua descoberta, a Penicilina, quantas vidas salvou??? Vc já teve alguma infecção? Quem não teve? Já pensou se não existisse a penicilina (o primeiro antibiótico)?

Jota Effe Esse:
Eu daria o meu voto para o patriotismo/humanismo do marehal Rondon. Nos contatos com os índios ele dizia; morrer se preciso for, matar jamais.

Guto:
Penso que Copérnico, Darwin e Freud revolucionaram a sabedoria humana com a derrubada de conceitos como, respectivamente: o Teocentrismo, que acreditava ser a terra o centro do universo; a Superioridade Humana frente às outras formas de vida, com a teoria da evolução das espécies; e a primazia do inconsciente sobre a consciência na mente humana. Estas maravilhas mudaram o rumo da humanidade, penso eu.

Maria Rita Schettino:
Um “monumento” brasileiro: Paulo Freire. Revolucionou a Educação através da Pedagogia Crítica e criou a Pedagogia da Conscientização, propondo um trabalho inclusivo que privilegia as classes mais pobres, visando sua educação e a criação de uma consciência política participativa.

Luis Tomás:
Sou pela Revolução Francesa, lembrada ontem na comemoração da Queda da Bastilha em 1789, fato marcante e simbólico dentro da revolução.
Em que pesem as guerras e o terror advindo desta revolução, foi através dela que foram semeadas novas ideologias na Europa (e em conseqüência no resto do mundo), em especial os ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, princípios perseguidos até hoje pelo mundo ocidental.

Claudinha:
Adorei que tenha citado a pílula, pois esta foi marco de uma geração que se descobriu dona de suas vidas, de suas escolhas.

Lela:
Há uma maravilha natural, Loba, que luto para preservar; é a beleza doce e terna do sorriso de Kauan, meu afilhado, meu dengo de 4 anos. Preservar o sorriso dele é preservar o seu direito a uma vida segura com saúde, educação, amor e um mundo menos vilipendiado.


* * *

Grande beijo e ótimos dias a todos.


Midi: What a wonderful world - Louis Armstrong

12 comentários:

  1. O mais belo e mais perfeito monumento de todos os tempos: a mulher.

    ResponderExcluir
  2. delícia tua casa, minhas as palavras do satchmo: I see trees of green, red roses too, for me for you, and I think to myself what a wonderful world - tô chegando só desejos na mala

    ResponderExcluir
  3. Loba! Eu dou meu voto para a Penicilina...E para Alexander Fleming! Que ali�s, j� foi detentor do Pr�mio Nobel de Fisiologia e Medicina. Ele � um "monumento". E sua descoberta, a Penicilina, quantas vidas salvou??? Vc j� teve alguma infec�o? �Quem n�o teve? J� pensou se n�o existisse a penicilina( o primeiro antibi�tico)?
    Beijos.
    Dora

    ResponderExcluir
  4. Loba...
    Naum conseguiria citar apenas um legado, apenas aplaudo a sua iniciativa.
    Beijos Poéticos.
    ;**

    ResponderExcluir
  5. Vim deixar beijos pra vc, minha querida. Saiba que te amo desde aquele primeiro comentário que vc deixou no meu blog lá na OI? Pois é... !
    Bom fds, gatona! Saudades de vc!

    ResponderExcluir
  6. Eu daria o meu voto para o patriotismo/humanismo do marehal Rondon. Nos contatos com os índios ele dizia; morrer se preciso for, matar jamais. Meu beijo. Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente, Loba, apesar de ficar verdadeiramente comovido com alguns deste monumentos.// Penso que Copérnico, Darwin e Freud revolucionaram a sabedoria humana com a derrubada de conceitos como, respectivamente: o Teocentrismo, que acreditava ser a terra o centro do universo; a Superioridade Humana frente às outras formas de vida, com a teoria da evolução das espécies; e
    a primazia do inconsciente sobre a consciência na mente humana. Estas maravilhas mudaram o rumo da humanidade, penso eu. Beijão.

    ResponderExcluir
  8. Um “monumento” brasileiro: Paulo Freire. Revolucionou a Educação através da Pedagogia Crítica e criou a Pedagogia da Conscientização, propondo um trabalho inclusivo que privilegia as classes mais pobres, visando sua educação e a criação de uma consciência política participativa.
    Parabéns pela iniciativa, Loba.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Sou pela Revolução Francesa, lembrada ontem na comemoração da Queda da Bastilha em 1789, fato marcante e simbólico dentro da revolução.
    Em que pesem as guerras e o terror advindo desta revolução, foi através dela que foram semeadas novas ideologias na Europa (e em conseqüência no resto do mundo), em especial os ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, princípios perseguidos até hoje pelo mundo ocidental.

    Moça, gostaria de fazer-lhe uma proposta. Se estiver interessada entre em contato: luisctomas@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Loba, eu concordo com você. Adorei que tenha citado a pílula, pois esta foi marco de uma geração que se descobriu dona de suas vidas, de suas escolhas. E ao ouvir esta música parece que vejo Armstrong e seu enorme sorriso na face redonda. Inesquecível, certamente uma maravilha da música.
    Beijos!
    * Menina, você é mineira também, uai. De onde? De BH e da região de minhas montanhas de ametistas?

    ResponderExcluir
  11. Há uma maravilha natural, Loba, que luto para preservar; é a beleza doce e terna do sorriso de Kauan, meu afilhado, meu dengo de 4 anos. Preservar o sorriso dele é preservar o seu direito a uma vida segura com saúde, educação, amor e um mundo menos vilipendiado.
    Um beijo grande.
    P.S.: convite aceito! ;)

    ResponderExcluir
  12. A humanidade caminha no automático. Acontecimentos ruins acontecem a todo momento sem que sejam questionados e os bons, esses muitas vezes passam desapercebidos.
    De que vale promover monumentos se eles se deterioram. Vale sim promover conceitos, atitudes e pensamentos que influenciaram uma época. Taí, citou a pílula! Eu citaria Mary Quant, a inventora do "swinging London" com a sua minissaia "arrogante, agressiva e sexy" fez o desejo pelo individualismo ficar mais forte. Ela colocou na moda o espírito de liberdade, refletindo aquilo que todos queriam, gritar! As pessoas procuravam por otimismo e diversão, porque a vida era muito preocupante, cheias de regras.
    Não estou sendo fútil, viu Lobinha!? Mas a nossa vestimenta representa o nosso estado de espírito. Como a moda é, não seguir a moda, Quant disse certa vez "o bom gosto é a morte, a vulgaridade é a vida" - Então vamos ser vulgares e felizes!!
    Boa semana! Beijus

    ResponderExcluir