Páginas

Uma ex-crônica do perdão

Desde que vi, na televisão, a entrevista de Sirlei, a moça que foi covardemente agredida por um bando de universitários preconceituosos (a meu ver, xenófobos), venho tentando fazer uma crônica. Não sobre o fato em si, mas sobre perdão. Mais como uma homenagem a ela, pela sua imensa e invejável capacidade de perdoar seus agressores. Depois de várias tentativas, desisti. E agora descubro porquê.
Não sei perdoar. Eu que sempre me achei dona de uma grande capacidade de amar, não sei perdoar. E não consigo entender como é possível perdoar quando se está sofrendo as conseqüências de atos criminosos ou inconseqüentes ou egoístas. Sei que perdoar é uma atitude cristã - e sou cristã. Mas também não me esqueci da Lei de Talião que descobri na Bíblia, muitos anos atrás. E confesso: em casos como este, a vontade é fazer justiça com as próprias mãos.
Mas sou filha de Deus, cidadã do século XXI e espera-se que ao menos tenha um comportamento civilizado. E isso pressupõe exercer a minha cidadania sem infringir nenhuma lei. Mas não pressupõe perdoar. Ao contrário daquela moça, eu não perdoaria aqueles rapazes. Não enquanto o último resquício de dor moral não se extinguisse. Mas então não seria perdão. Seria esquecimento. Seria prescrição. Porque alguns atos são imperdoáveis. Assim como é imperdoável que tirem a venda da justiça e usem mecanismos legais para evitar a prisão de criminosos que não sejam pretos ou pobres.
Portanto, se o meu aculturamento não me permite sair por aí aplicando a lei de Talião, posso e devo me indignar. E a crônica que deveria ser de perdão, vira uma voz de indignação. Por Sirlei e por todas as vítimas da violência - seja física, moral, emocional. E que seja também um instrumento de repúdio à impunidade, esta praga que cresce em todos os níveis e se multiplica em mais violência.
E para finalizar: eu me perdôo por não saber perdoar.




***



Bons dias, boas noites, queridas e queridos leitores!

E meus agradecimentos pela presença, pelos comentários, pela amizade.


Sem Midi (hoje não consegui encontrar o dourado da minha pílula)

12 comentários:

  1. Loba,nem sempre é fácil perdoar .Vivemos num mundo de descarte,oa vida(todas)virou uma coisa sem importancia.Todo tipo de violencia vivemos por desejar uns bagulhos que achamos mais importante que a vida e a orma mais serena de viver.Queremos muito e por isso enlouquecemos,infernizamo,matamos.Toda violencia parte da desumanização.O animal-humano é o único que faz isso por prazer,brincadeira,jogo.O humano é um anmal estúpido.Reconhecer isso já é um grande passo para nossa melhora.Belo texto.boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Loba: uiva em mim sua amizade.
    muito obrigado pelas palavras. é muito dificil eu colocar poemas meus, mas aconteceu.
    acho que de vez em quando apareço.
    e claro, considero voce uma amiga mais que virtual. mais que transtocada pelo possivel.
    evoé

    ResponderExcluir
  3. O conceito cristão de perdão é uma impossibilidade lógica, minha querida Loba. Implica o esquecimento, o que nesse caso me parece impossível.
    Belo texto, minha querida amiga.
    Um beijo afetuoso.

    ResponderExcluir
  4. ah, eu merecia este post! descobri há alguns dias que minha capacidade de perdoar está ligada à minha incapacidade de amar!

    abraço!

    adorei...

    ResponderExcluir
  5. Estou contigo e não abro! Pau nesses bandidos! Meu beijo.

    ResponderExcluir
  6. Eii loba concordo com vc saio sem palavras.
    Adorei sua escrita parabens...
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Loba...
    A nossa revolta diante desses atos nos mostra o qto somos frageis, mas é preciso tomar uma atitude, urgente!Com ou sem perdão seu texto ficou coerente c suas idéias e ações.
    Beijos Poéticos.
    ;**

    p.s: recebi o livro...q surpresa,danda de boa, foi um presente maravilhoso, amei mesmo. Você não existe. Te adoro!

    ResponderExcluir
  8. nossa! vc me fez descobrir que também não sei perdoar...mas como descubro isso só agora, acho que ainda não tenho capacidade de perdoar minha falta de perdão...obrigada pela descoberta! e peço licença para amplificar este link...talvez abra os olhos de outras pessoas como eu! valeu!

    ResponderExcluir
  9. Uma vez ouvi o Dalai lama falando, nessa ultima visita dele ao Brasil...ele disse que a gente tem que perdoar a pessoa, mas a ação que ela cometeu humanamente impossivel...

    té mais

    ResponderExcluir
  10. Querida e bela Loba, você consegue o mais difícil: se perdoar

    beijos, flor e boa semana

    MM

    ResponderExcluir
  11. O melhor seria para a moça agredida apagar da mente, (se não fosse pelas dores físicas), como se nada tivesse acontecido. Mas como isso é possível, se ela foi criada com príncipios básicos de respeito ao próximo, humildade e amor cristão. Espero que eles aprendam a liçao, que sejam punidos sim. Bjos

    ResponderExcluir