Páginas

Se ler é o melhor remédio...

Hoje acordei querendo ler uma besteira qualquer. Uma história de amor, bem amor. Ou uma revista daquelas que não dão nó em neurônios ou que façam o pensamento saltar entrelinhas. E disse a mim mesma: hoje eu posso. Já fiz todos meus deveres de casa.
(Porque uma pessoa precisa respeitar seus dias de papel em branco. E deixar estes dias passarem despercebidos e anônimos e desconhecedores.)
Mas antes não pensava assim. Eu sempre me irritei e me entristeci e me compadeci com esta absoluta falta de leitura que ronda grande parte deste país. Algumas pessoas não lêem nada. Nem história de amor, bem amor. Nem receita de bolo-felicidade.
Então virei musa de caminhoneiros. E descobri que ficar irritada, entristecida, compadecida não muda a sintaxe do povo brasileiro. Nem me faz querer ser literariamente correta o tempo inteiro. E mudei. E comecei a pensar que ler qualquer coisa pode ser melhor que nunca ler nada. E que falar mal de subliteratura é olhar para o próprio umbigo e esquecer que nem todos os neurônios são preparados para devorar livros de grandes autores. Os neurônios que passam fome irão, no máximo, entender uma placa de sinalização. Aqueles que batalham para garantir o aprumo da coluna vertebral podem ir um pouco mais além. Mas raramente conseguirão passar das construções rudimentares de uma auto-ajuda, da linguagem infantilizada dos heróis de quadrinhos ou da legenda que abre a métrica de um corpo nu das revistas masculinas.
Culpa deles? Culpa minha? Culpa sua? Culpa das editoras que fecham espaço à poesia e entopem o mundo com Brunas Surfistinhas?
Seja como for, fica a pergunta: é melhor ler qualquer coisa do que nunca ler nada?



* * *

E por falar em neurônios, os meus estão esfumaçando com este blogger novo. Quer salvar uma alma ainda leitora? Me ensine a fazer os links abrirem em janelas diferentes, por favor!!!!

* * *

Ótima semana pra você. E meus beijos.

19 comentários:

  1. Ler qualquer coisa pode ser o despertar pelo gosto de ler. Gostar de ler abre o leque de possibilidades. Discernir o que é uma leitura boa parece depender de certa forma destas possibilidades abertas.
    Beijo, Lobissíssima!

    ResponderExcluir
  2. Irmãzinha, voltei só pra dizer que ouvir a Billie cantando All of me a esta hora me fez um bem danado. ;)

    ResponderExcluir
  3. Querida Loba: também penso assim e às vezes penso assado - do outro lado, selvagem, de Lou Reed, um gole de Jim Morrisom, aRimbaud a festa, Kerouak e quero mais é aprender a ler os objetos de arte: poesia, cinema, música, nesse teatro te ato em multimídias afins enfim... Sem esquecer Foulcaut: de fazermos uma obra de arte a nossa própria vida! Que o espírito holístico do teu ser que exblog aqui inunde o mundo. Em tempo (ou fora dele): por incrível que pareça ainda não recebi meus livros! Culpa minha: você perguntou na época para qual dos 02 endereços (de Areia Branca ou Natal) você deveria enviar os livros e eu demorei a responder. Quando respondi, o meu e-mail voltou (acho que você mudou de e-mail, não sei). Assim, se eu ainda tiver direito... peço com jeito... envia para o endereço de Natal... etc e tal... Antes à tarde do que nunca! Gracias e beijos!

    ResponderExcluir
  4. É Loba tb tenho desse vício...pois é blogs, últimamente ando sem tempo de ir em bibliotecas e por isso leio assim.Beijuuss

    ResponderExcluir
  5. Oi Lobita, a leitura é um grande remédio indicado para muitos males e não tem contra indicação.Ler, seja o que for, é melhor que nada ler, portanto, à leitura.
    Linda, não te ensino pq tb não sei. Ganhei um lay de presente, vai lá ver, rs. Ficou bonito, já estava enjoada daquele preto de tanto tempo. Concordo contigo em relação as editoras.
    Muitos beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que é melhor ler qualquer coisa, flor, porque como você mesma disse, nem todos os neurônios estão preparados para Crime e Castigo e seus derivados, rs*

    beijos e boa semana, querida Loba

    MM

    ResponderExcluir
  7. A leitura é difícil pro mediano; no entanto, pra você é instinto de LOBA.
    Obrigado pela visita. Gostaria de te apresentar uma pessoa que, certamente,terá mais afinidade com as letras e com você (por certo!) é minha filha (a mais velha, nove anos - completados no dia 24.06.07), leia alguns textos dela (e por favor comente) lá no: http://recantodasletras.uol.com.br/autor.php?id=19501
    Eu disse pra ela que indicaria para uma grande amiga.
    As poesias são delas, eu as vi nascer (ela me mostrava á medida que escrevia); mas a última, meu irmão - que ajudou a lançar na INTERNET - encheu de ponto-e-virgula, mas o texto é dela. ESPERO UM INCENTIVO À MINHA LOBINHA DA GRANDE LOBA!

    ResponderExcluir
  8. Não tenho palavras para expressar a minha satisfação em estar entre a sua poesia, seus blogs e suas amizades. Beijos nsse coração vermelho e acolhedor.

    ResponderExcluir
  9. Loba, houve uma fase da minha vida que eu gostava de presentear meus amigos pouco chegados à leitura com uns livrinhos de uma coleção chamada "Para Gostar de Ler" que trazia crônicas, contos ou poesias de famosos autores brasileiros. Era uma leitura facil e agradável, de muita qualidade e um excelente começo nas viagens pelo mundo mágico da literatura. Mas, de qualquer forma, na falta de uma leitura facil e de boa qualidade, qualquer leitura serve... Só tenho uma certa dificuldade com os livros chamados de auto-ajuda mas mesmo estas leituras são melhores que nenhuma leitura. /// Amei o post sobre blogs, a forma como você se lançou na poesia, o carinho pelos amigos poetas de velhos e novos tempos. Lindo! Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Concordo com o que já foi dito por aqui. Ler se exercita até em bula de remédio. Outro dia ví uma reportagem de uma senhora de 100 anos (cem !!!) realizando seu sonho e indo a uma escola para aprender a ler... eu ví e me encantei.
    Querida, sabes como eu sou metida a querer ajudar, mas desta vez não entendí bem se neste novo blogger é possível abrir em nova janela. Não consigo entender as tags. Andei pesquisando sobre o assunto. O problema é que as explicações são em ingles e tentar decifrar html e ainda entender com meu ingreis, rsss, me cansou. Cheguei a fazer uns testes, mas o blogger não aceitou.
    Beijocas mil pra ti

    ResponderExcluir
  11. Loba...
    Ler ou não ler eis a questão. Na verdade é complicado falarmos do hábito de ler, cada individuo possui uma forma de ler o mundo que o cerca, seja través da leitura de pessoas, costumes, imagens, sensações e tudo isso é muito subjetivo. O que importa é sentir o poder que as palavras possuem. Eu amo ler. E reverencio a leitura com ou sem qualidade literária.
    Beijos Poéticos.
    ;***

    ResponderExcluir
  12. o link da Loba abre em outra janela com xxxtarget="_blank"xxx...tira os xxx

    exemplo
    Poesias
    da Loba



    uma ótima leitura, querida...

    ResponderExcluir
  13. xxxPoesias
    da Loba
    xxx

    qualquer coisa manda um e-mail...
    tirar os xxx do link acima

    ResponderExcluir
  14. ... href=..."endereço do blog...xxx"target=_blank"xxx>nome do blog<.../a>.... o bloguer não deixou eu colocar por inteiro...mas é só localizar no link e tirar os xxx...bjaum

    ResponderExcluir
  15. Lobita eu diria assim: melhor saber ler qualquer coisa , que ser analfabeta. Aí é válido. Eu te pergunto: como vai nossa literatura musical? Sou da antiga. Gosto de letras com todos os esses e erres falando de amor. Mas, estou na contramão...creio. Se quizer ouça o que Eliana, ex apresentadora infantil soltou no palco. Está num filmezinho por aí no UOL também. Me assustei. Se a moda pega...
    Beijão de admiração

    ResponderExcluir
  16. Bom texto, lobinha =)

    ps - e tira aquela imagem da cabeça, danada! acaba que eu fico pensando na travessia também =*

    ResponderExcluir
  17. Num tem coisa mais deliciosa do que ler os "como fazer" da vida, e depois ir lá e fazer exatamente o contrário de tudo o que se leu - atualmente virou hobby pra mim! :-P Acho que, mesmo lendo bula de remédio, a gente, à moda Freire, interpreta o mundo (nem que seja o mundo das indicações, contra-indicações, efeitos colaterais e tais), né? E o melhor disso tudo é que, nos "como fazer" e nas "bulas de remédio", não existem os tais "grandes autores". É só prazer. Bjoca, Lobérrima!

    ResponderExcluir
  18. Oi querida. Você tocou em um ponto sério. Terão neurônios para conseguir ler? Até um tempo atrás eu diria coitados, não conseguiriam. Hoje, eu digo, coitados, não puderam aprender, ou não tiveram vontade. Porque eu, perdi parte da massa cerebral e contrariando tudo e todos, exigi de mim e me fiz ler e ver de tudo (começando com palavrinhas cruzadas picolé da minha caçula e gibis de prezinho) até voltar às minhas de lógica e de nível mais alto, até voltar ao pc, aprender html sozinha, voltar ao piano, ver "lixos" da tv. Descobri que tudo tem a sua hora e que nossos neurônios vão fazendo sinapses , uma espécie de musculação cerebral. Estou querendo ficar "bombada" neste quesito, mas hoje não descarto nada e procuro tirar o máximo de qualquer coisa que ler. Só não suporto revistas de fofocas. Vale a pena? Se a alam não for pequena... Já disse o Poeta maior...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Sim, é melhor ler qualquer coisa do que nunca ler nada. E quando quiseres ler besteiras, vai no meu blog! Beijão.

    ResponderExcluir