Páginas

De Poesia, blogs e amigos


Aproveitando uma pergunta feita pelo poetamigo Francisco Dantas, o post que ganhei da querida Luma, o que li no blog do Lino Resende e no blog do Ricardo Rayol, volto ao tema que adoro: blogs.
Quando fiz meu primeiro blog, estava à procura de um espaço onde, anonimamente, pudesse fazer minha catarse. E fiz. Joguei na tela minhas neuras, meus anseios, minhas paixões. Surpresa, descobri que não só era assistida como acompanhada por um número crescente de pessoas. Pessoas diferentes entre si, mas que se viam em mim. E o mais surpreendente: eu me via em cada uma delas, embora acreditasse ser diferente de todas.
Aos poucos meu blog virou ponto de encontro. E foram muitos, interessantes, criativos encontros. E o blog passou a ter como grande objetivo a interação. Fiz grandes e belas amizades. Algumas, efêmeras. Outras, eternas. Em todas elas, as trocas, o carinho, a companhia.
Mas descobri que blog vai além disso. Muito além. É um grande instrumento de aprendizagem. E a professora rendeu-se. Virou aprendiz em tempo integral.
Foi aqui que fiz meus primeiros versos. Foi através do incentivo de amigos que ousei poetar. Eu que sempre amei poesia, mas nunca ousei fazê-la minha. A convivência com poetas como AdéliaTheresaCampos, Antoniel Campos, Assis Dantas, Assis Freitas, Benno Assmann, Carlili Vasconcelos, Cássio Amaral, Dácio Jaegger, Dora Vilela, ElisAlegria, Geórgia, Jeanete Ruaro, Linaldo Guedes, Luiz Tarciso, Márcia Maia, Rafael Nolli, Regis Marques, Val Freitas e muitos outros grandes poetas-blogueiros, me fez invejosa. Eu lia o que eles escreviam e me perguntava: por que não posso também escrever bonito assim?
E ousei. E me misturei a outros grandes poetas. E virei musa. E amei. E poetei. No início, daquele jeito desengonçado como criança que começa a andar. Depois aos poucos fui pegando o jeito do poema. Ajudada pelos amigos, incentivada pelos poetas.
Hoje, ainda que não me sinta verdadeiramente poeta, brinco com a Poesia de forma íntima. Sem nenhuma intenção de ser ótima, mas com todas as invejas possíveis de poetas como Bosco Sobreira, Erly Ricci e Wilson Guanais – três grandes incentivadores, musos e poetamigos.
Mas não cresci apenas na Poesia. A cada dia descubro que nada sei e que aprendo algo novo ao visitar os blogs da minha lista (que cresce numa ligeireza maior que meu tempo). Às vezes, uma palavra. Outras, uma frase. Uma indignação, uma catarse, uma estação – em todos me vejo descobrindo, aprendendo, me surpreendendo. E amando cada vez mais este espaço democrático, diverso e receptivo.
E todos os dias, me misturo a Fernando Pessoa na renovação da minha certeza: não sou nada, não posso ser nada, não quero ser nada. Mas tenho todos os blogs do mundo!

*(todos os amigos citados estão na lista aí do lado.
e todos os não-citados também)


Um grande beijo a todos.
(Especialmente aos que ainda não foram citados, mas que são muito importantes no meu dia-a-dia de blogueira)


SOS!!!!
Alguém sabe me ensinar como fazer meus links abrirem em janelas diferentes, neste blogger novo???


Midi: All of me - Billie Holiday

13 comentários:

  1. Esta mistura de Loba, Clarice Lispector e Billie Holiday é pra matar um homem!

    ResponderExcluir
  2. faço das minhas mãos e da tua cintura, da minha língua e da tua, a poesia q deliciosamente se confunde com desejo enqto deslizamos, corpo no outro, take my lips, take my arms, ao som de lady day

    ResponderExcluir
  3. Loba...
    Alguns dos poetas citados por vc desconheço por naum ter ido ainda até os blogues, mas sei q são poetas de qualidade, mas um deles com certeza é um poeta maravilhoso o Carlili demais mesmo é d eter inveja mesmo.
    Mas, vc tb naum fica atraz, pois tem sua peculiaridade em tds as formas seja poética ou naum.
    Beijos Poéticos.
    ;**

    ResponderExcluir
  4. blogueira rubra.
    traça um corte no meio da tela - fontana.
    Miró em seus teclados.
    assim a saudo.

    ResponderExcluir
  5. Linda você! É esta delicadeza, este seu jeito fácil de fazer novas amizades e congregar as antigas que faz a diferença. Você sabe: tem em mim uma amiga para toda a vida. Você e tudo de bom!
    Cada nova poesia sua é melhor que a anterior.
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  6. Momento nostalgia...rs.
    Lembrei de uns 2/3 anos atrás... Ô saudade daquele tempo em q a gente tinha nada pra fazer! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.. (ou fingíamos não ter..rs)
    Bjs, Loba!

    ResponderExcluir
  7. Talvez vc nem se lembre mais de mim lobinha, mas já fui assidua no seu blog neste tempo aí que vc tá lembrando. Sabe que sinto saudades daquele movimento todo e de todo mundo participando dos seus posts. Me lembro que seu blog era minha primeira leitura do dia e mesmo não participando eu me sentia como parte daquela gente e aprendi muito com todos. Foi através do seu blog que conheci vários outros que leio até hoje. Parece que a maioria tá mesmo devagar sem aquele entusiasmo de antes, mas os bons sempre ficam.
    Seu post de hoje não [e uma volta ao passado só sua, acho que muitos se verão nele.

    ResponderExcluir
  8. é bom passar por aqui. e hoje, com
    lady day, então... bom domingo, loba. ah, e feliz dia de são joão(quem sabe ele não acende a fogueira no meu coração?)...

    ResponderExcluir
  9. Todos somos capazes de escrever, mas poucos são capazes de ouvir...
    Um beijo
    Daniel

    ResponderExcluir
  10. Olá, querida, fico também muito feliz de ter reencontrado você. Nem vai acreditar (mas acredite, por favor) hoje estava arrumando o blog e deu uma saudade danada de ti, menina. Não se afaste novamente, tá? Vou linkar teu novo endereço. Beijo-te com carinho. Quantas vezes desejares...

    ResponderExcluir
  11. Lobinha, meu canto de poesia.
    Aurora que se faz presente na minha vida. Você existe não por acaso. Pétala doce nesse mundo amargo! Te voilo bene! Luma

    ResponderExcluir
  12. Sua visita e as estimulantes palavras lá no PrasCabeças me fizeram muito bem. Quanto aos seus poemas e textos, demonstram 'engenho e arte', por isso é tão bom vir aqui. Abraços.

    ResponderExcluir
  13. agradeço a citação, mas o endereço Noites em Claro foi deletado e hoje foi assumido por outra pessoa pois estava disponível (por outro lado não sou poeta nem blogueiro convicto). melhor eliminar o link evitando equívocos. no mais espero que esteja passando bem.
    Benno

    ResponderExcluir