Páginas

Sobre textos, viagens e comentários

Descobri porque detesto ler bula de remédio e manual de instrução! Mas a história é longa. Sente-se, relaxe e leia até onde aguentar.
Até outro dia eu me considerava uma péssima leitora. Não por não gostar de ler bulas e manuais de instrução. Nem por ler pouco. Leio demais. Tanto que leio até quando não posso. Mas por me sentir quase sempre na contramão das interpretações de um leitor normal.
Desde pequena, o livro é para mim um barco perdido no mar. Nele a viagem é sempre sem rumo, sem compromisso, sem pontuações. E ao terminar a leitura de um texto – seja ele grande ou pequeno, excepcional ou apenas razoável, prosa ou verso – sempre me vejo náufraga. Perdida. E cheia de milesetecentaseduas idéias. Até que coloco os pés no chão e descubro que a viagem foi tão longa que não percebi as intenções do autor.
É o que sempre acontece quando entro num blog. Leio, viajo e na hora de comentar percebo, lendo os demais comentários, que escorreguei na maionese. E saio meio mal, me sentindo ridícula ou louca. E deixando, quase sempre, um comentário genérico para não expor a minha loucura ou me expor ao ridículo de dizer besteiras.
Mas houve o outro dia. O dia em que li uma entrevista de Ricardo Piglia, na Revista EntreLivros (que a Taís querida me deu de presente). Foi como se eu me olhasse num espelho e descobrisse minha alma-leitora. Não sou uma péssima leitora. Talvez eu seja uma leitora ruim. Mas Piglia me convenceu que um leitor ruim é aquele que lê errado e que ler errado costuma ser muito produtivo. Ao ler errado tem-se a oportunidade de descobrir novos sentidos para a leitura. E encontrar novos sentidos é ter uma interpretação própria, que independe das intenções do autor ou do que outros possam ter apreendido da leitura.
Então, agora que sei que ser uma leitora ruim não é ruim, entendo também uma outra coisa. Entendo esta alegria incontida que sinto ao perceber que provoquei no meu leitor uma reação em forma de outro texto. Quando o meu texto - em prosa ou verso, bom ou ruim - é capaz de fazer com que alguém crie sobre ele, independente do sentido que eu quis dar a ele, me sinto autora, dona do meu próprio texto e dona da capacidade de instigar. Assim como fico maravilhada quando percebo, através dos comentários, as várias e diferentes interpretações que meu texto proporcionou. Algumas vezes, até me surpreendo ao perceber que o leitor foi muito além da minha intenção. E enriqueceu o texto com a sua visão diferenciada, com o sentido novo que criou.
Este talvez seja o melhor feedback que um autor possa receber.
(Percebeu porque a bula e o manual de instruções não me interessam? Imagina se eu resolvo dar um sentido outro ao que diz uma bula? Provavelmente morrerei intoxicada ou matarei alguém!)

PSs:

1. Meus muitos agradecimentos, cheios de beijos e carinho, ao poeta Wilson Guanais por ter me feito a musa do belo livro Um poema pra Loba. Não dá nem pra quantificar a minha alegria.
2. Milhões de agradecimentos ao professor-poeta-artista plástico Francisco Assis de Mello por ter me autorizado a usar e abusar de sua bela tela.
3. Meus beijos agradecidos ao poeta Bosco Sobreira que outra vez me ajudou a deixar o template como eu gosto.
4. Outros beijos também agradecidos ao poeta-irmão-querido Dacio Jaegger que continua sendo meu anjo-da-guarda-virtual!
5. E agora, agradecimentos à Dorita pelos tomatinhos estes
que distribuo a todos os blogs amigos, por gostar e admirar muito cada um deles.


Ótimos dias a todos. Beijos e carinho.

23 comentários:

  1. Acho que o melhor é não se preocupar com o que pensam ou deixam de pensar sobre meus erros. Se for me preocupar com isso não escrevo. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Então, vamos lá:
    A resposta ao teu texto está aí embaixo no teu poema (na veia!) "em redefinição".
    Li errado? Veja você!...
    Bjos, Lobinha. Saudade e inté!

    ResponderExcluir
  3. Lobinha...
    Muito lindo o tamplate novo, vc c sempre arrasa c suas interpretações. Acho q sou uma leitora ruim, preciso ler essa matéria.rs...
    Beijos Poéticos.
    ;**

    ResponderExcluir
  4. Loba! Que lindo ficou tudo aqui!
    Você e suas metamorfoses...
    Eu acho que sou mais ou menos como você, para ler...A cada frase, eu viajo e volto, e no final do livro ou de um texto...tenho mil interpretações formadas...
    Mas, tento sempre, aqui na Net, onde os textos são mais curtos, forçar-me a enxergar o tema central que está na "intenção" do autor...Nem sempre eu descubro, mas tento muito...rs
    Nesse seu texto aqui, sei sua intenção: é seu contentamento em descobrir que leitor ruim é que é bom...rsrsrssr
    Beijos!!!
    Dora

    ResponderExcluir
  5. Querida Loba
    Alguém andou rondando por aí...
    Esquece e sorri...
    Um beijo
    Daniel

    ResponderExcluir
  6. Ficou super bonito o novo lay, querida :o)...... E ó, descobri que sou uma leitora ruim, também, rs*

    beijos e bom fim de semana, flor

    MM

    ResponderExcluir
  7. Oi menina de casa nova! Beijos e parabéns pelo presente de Dora (eu também ganhei, êba!)
    Eu adoro ler manuais e bulas, mas somente para entender o funcionamento das coisas. Quando se trata de livros e histórias eu leio totalmente errado, invento, questiono, encontro "e se" daqui e dali. A imaginação é o caminho para estes barcos perdidos! Beijos e agora vou me aprontar e dar umas voltas com meu love que ninguém é de ferro... Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Loba, gostei muito da nova casa, espero que tenha tanto sucesso, como nos outros endereços! Beijus cheios de saudade!

    Shumy

    ResponderExcluir
  9. oi, Loba, vejo que houve mudanças...ficou ótimo...espero que não tenhas perdido os arquivos...
    Eu também não sou um leitor "padrão"..."encarno" num livro e num autor e me alimento dele por meses...faço o mesmo com os filmes e seus diretores...bjaum, vou lá atualizar seu link, pois não posso perdê-la...

    ResponderExcluir
  10. hahaha é amiga. Nao é tão ruim ser um leitor ruim.

    Também sou assim...

    hehe

    bjos
    :)

    ResponderExcluir
  11. Já eu gosto de bulir com a bula, não sei se realmente ao ponto de ler bula e ler rótulo, mas de ficar imaginando acreditar que o remédio vai fazer efeito, que o shampoo vai fazer tal coisa, e quando eu era pequeno queria plastificar essas coisas para ler (ou fazer que lia) enquanto tomava banho... talvez mais pela possibilidade inventiva de fazer algo diferente e muito particular doce particular... Quanto aos caminhos da arte, bem falaste sobre a vida própria (e às vezes imprópria) que a criatura toma, ruma, rema, acena, a sina, independente do criador, criando ou não dor, amor sempre há de pintar por aí nas mais diversas e múltiplas interpretações singulares desse mundo-vida plural...

    ResponderExcluir
  12. Lindo lindo lindo o template. A tela é maravilhosa. Tudo clean, se soubesse como, faria um assim... (olha a inveja).
    Lobita, eu sou uma leitora lenta... meus olhos escapam das linhas e voam noutros rumos. As vezes tenho que voltar várias páginas para entrar novamente na história. Quase sempre o livro termina num "FIM" e eu continuo ...
    Não sei se é ruím ser assim, só sei que escreves que é uma delícia de ler.
    Beijos qe carinhos

    ResponderExcluir
  13. Oi Lobinha ! Manuais que me deixam desanimada ultimamente , são os dos novos aparelhos eletrônicos. São complicados , incompletos e , qdo finalmente eu termino de ler o manual , e começo a operar bem o "tal aparelho" , aquele já está ultrapassado !!!! Já lançaram outro e o que eu tenho , em pouco tempo é "primitivo" !!! Não é fácil acompanhar o avanço dos "chips" e "megapixel" etcs...etcs... Bjs pra VC !

    ResponderExcluir
  14. Amiga, vamo combinar, gostoso de ser lido é ser lido. O bom do comentário não é a flecha no alvo, é assitir a flecha sendo atirada. ;)
    Lindona, beijo grande e boa sorte no chão do seu novo vermelho!

    ResponderExcluir
  15. Loba que bacana seu templates!!!Poxa pensei que era só eu que viajava na "Maionese" lendo rs.Devo ser ruim tb porque tenho cada interpretação das coisas q as vezes me dizem "eih?" "nada a ver" ou seja, ou a goiaba que viaja no creme-de-leite rsrs.Beijuuss

    ResponderExcluir
  16. Mudsou de casa, tudo lindo e... o que li muito engraçado rsss, tambem sou uma leitora desse jeitim.,..rsssssss

    ResponderExcluir
  17. Segundo os estudiosos a leitura é para a evolução do pensamento humano, nos levando a opiniões próprias sem nos alienarmos. Mas nada impede de viajarmos, afinal o mais gostoso é criar o nosso mundo, nem que seja na fantasia. Beijos amiga, a propósito, a Dora tá passando um pito em nos duas lá no Jardim, só pq eu "imitei" vc...

    ResponderExcluir
  18. Minha querida Loba,
    Obrigado pela referência, mas não há o que agradecer. Por mais que possamos fazer, nada paga o preço do prazer de te ler.
    Parabéns pelo novo visual e um beijo afetuoso.

    ResponderExcluir
  19. Eu nem preciso te dizer como esse teu texto se indentifica comigo, né? kkkkkkkkkkkkkkkkk.. Principal/te na parte de "viajar na maionese"..rs.
    Ei! Me manda esse texto do Ricardo Piglia p/ mim?
    Beijão muié, uma boa semana pra vc!

    ResponderExcluir
  20. Lobita,

    eu concordo com essa frase de Linspector! Na verdade cada frase gera uma interpretação. Suponho que sempre que lemos determinado texto, acabamos por entendê-lo diferentemente do nosso leitor vizinho. E sempre achei, que posso não gostar de determinada leitura... Mas nenhuma é totalmente ruim ou totalmente boa... Todas têm alguma lição para nos ensinar...
    Mas não pense que é só você...
    Muitas vezes entro em uma página, viajo nas letras e quando termino de comentar, percebo que as vezes entendi tudo totalmente diferente do que o autor quis mostrar...
    O que não é tão ruim quanto aparece...
    Afinal amiga, a proeza está justamente em encontrarmos nas palavras aquilo que precisamos, fazendo dela sempre um portal capaz de muitas opiniões distintas... - rs.

    Beijos (Des)conexos!;)

    ResponderExcluir
  21. Oi Loba. Seu espaço como sempre arrasando. E Clarice Linspector para finalizar, é show! Bjos

    ResponderExcluir
  22. porque tanta mudança - perguntam meus olhos - mas meu coração não pergunta nada.

    ResponderExcluir
  23. HUUUUAAAAAAOOOOOLLLLL!!!!!!!
    DES
    CO
    BRI
    QUE
    SOU
    NOR
    MAL........

    que
    ótimo!

    ResponderExcluir